quinta-feira, agosto 12, 2010

Anime | Rebuild of Evangelion: 1.11. You are (not) alone


Minha mais nova obsessão. Não que se possa chamar de nova (Evangelion é de 1995), mas esta outra versão acaba de ser lançada (incrivelmente) no Brasil e isto é algo que eu jamais imaginei que pudesse acontecer.

Afinal, não é segredo para ninguém que nosso país nunca se preocupou muito com os inúmeros fãs de animes/mangás (os não tão famosos e muito estereótipados, otakus). Mas esta é uma realidade que parece estar mudando.

Como muitos outros, eu baixei esta versão de EVA pela Internet há uns dois anos. O filme não é muito diferente da série de TV, contém umas cenas extras, um visível aumento de qualidade, uma diferença aqui, outra ali, mas nada tão especial. Entretanto, curiosa que sou, andei lendo por aí que o segundo filme (2.22. You are (not) advance) é que traz as grandes mudanças, com direito a personagem nova.

Mas o que faz esta série ser ainda (15 anos depois de sua estreia nas TV's japonesas) tão idolatrada? Óbvio, tenho minhas teorias! Evangelion foi brilhantemente criado para gerar uma associação imediata do telespectador/leitor com os seus personagens. Isto não quer dizer que você seja igual a fulano ou sicrano da série, mas que de alguma forma você se identifica com algumas ações, pensamentos e sentimentos dos personagens, não apenas um, mas de vários. Tudo isto, porque os personagens foram criados de forma humana complexa psicologicamente, como todos nós somos.
Outro ponto é que Evangelion deixou muitas lacunas, que forma preenchidas por teorias malucas de seus fãs (minhas também, confesso!). Esta busca por respostas ainda nos consome, o que nos faz comprar qualquer coisa que surja sobre EVA. A nossa carência se completa pelo fato de que o mangá (o grande início) criado por Yoshiyuki Sadamoto ainda não acabou. E nós continuamos aguardando os próximos capítulos com grande expectativa, tentando imaginar o que poderá sair da mente maluca desse cara. Nós, fãs brasileiros, tivemos um tempo de espera ainda maior, pois a editora que publicava o mangá por aqui (a saudosa Conrad) faliu e foi vendida, fazendo-nos entrar em desespero. Porém uma luz surgiu no final do túnel, a JBC resolveu nossos problemas e continuará a publicar EVA de onde foi interrompido e (ainda melhor para quem já colecionava) no mesmo formato!!!

Provavelmente, depois que a série acabar, eles deverão publicar tudo de novo com  outro formato, porque, como eu já disse, Evangelion vende! Mas isso se a série acabar (pois uma das minhas teorias malucas é que o Sadamoto nem quer que isso aconteça e ele vai por fim morrer sem concluir a série, deixando todos completamente loucos!)

Infelizmente o DVD (ou BluRay se você for daqueles aficionados por esta novidade) ainda está muito caro (DVD: R$49,90 - Saraiva; R$54,90 - Fnac | BlueRay: R$79,90 - Saraiva e Fnac). Eu, particularmente, estou pensando em correr o risco de esperar os preços baixarem (o que pode não acontecer e ainda me deixar sem, pois na VideoLar, os DVD's e BluRay's já estão esgotados!)

O filme está sendo lançado aqui pela Paris Filmes. Tem 101 minutos, com legendas e dublagens em português.

"God's in his heaven, All's right with the world!"



4 comentários:

  1. Como você mesmo disse (e assino em todas as vias) Evangelion está em outro nível ao se falar em mangás e/ou cultura japonesa. A identificação com os personagens é como uma trama a parte, onde sentimos na pele todos os medos e anseios vividos por eles ao longo da série. Só não digo que é o melhor pois existe um outro mangá tão bom quanto, o GUNN (conhecido também como Alita Battle Angel), que recomendo fortemente a leitura.
    Parabéns Suka por seu espaço! O que precisar de ajuda e colaborações para escrever sobre certos materiais pode pedir.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Só faltou o tiago dizer que, além de
    gostar de escrever, também adora dar
    pitaco e falar mal dos outros,
    que nem a ruivinha aí!!!

    acho que ele implica com ela pq
    ele queria ser "a melhor amiga dela"!

    hahaha!!!

    ResponderExcluir
  3. aiiaii Rodrigoooo olha o que fala do meu amorzinho!

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo só posta comentário construtivo...uashauhaus

    ResponderExcluir