segunda-feira, março 14, 2016

Anime | Sakamichi no Apollon

(Crianças na ladeira)


Ficha Técnica
Origem:
  • Mangá em 10 volumes de Yuki Kodama publicado pela Shogakukan (Setembro de 2007).
Anime:
  • 12 episódios.
  • Estreou em Abril de 2012 pela MAPPA e Tezuka Productions.
  • Dirigido por Shinichirō Watanabe e Masao Maruyama.
  • Produção musical de Yoko Kanno.
  • O tema de abertura é "Sakamichi no Melody" interpretado por YUKI e o tema de encerramento é " Altair" interpretado por Motohiro Hata.
Fonte: Wikipédia
Este josei é um dos animes mais lindos que já vi. Produzido pelos maravilhosos Shinichirō Watanabe e Yoko Kanno, responsáveis também pelo perfeito Cowboy Bebop, Sakamichi é envolvente e emocionante.

Abertura

A história se passa na década de 60, apenas um detalhe, e tem como personagem principal Nishimi Kaoru, um menino que muda para uma nova cidade por conta do trabalho do seu pai, que é um soldado na guerra. Sua mãe sumiu no mundo quando ele era muito pequeno, por isso ele passa a morar com alguns parentes.

Kaoru é muito inteligente, mas de poucos amigos. Na escola nova conhece Mukae Ritsuko, a representante da classe, e o badboy Kawabuchi Sentaro. Mas o foco desse anime é a união desse grupo pela música. Kaoru e Sentaro passam a tocar jazz juntos e iniciam uma das mais lindas amizades que eu já vi em animes.

O passado dos personagens também é contado no decorrer dos 12 episódios, cada um tratando seus fantasmas a seu modo. A vida de cada um deles tem suas dificuldades, suas perdas e suas descobertas.

Encerramento

O amor também é um tema constante. Mas é um amor frustrado na maior parte do tempo, um amor dolorido e não correspondido... real.

Sakamichi no Apollon é um drama sobre o cotidiano desses jovens, sobre o amadurecimento e como a vida não é sempre tão justa.

O traço lembra um pouco os animes e mangás mais antigos. É um traço mais simples e contido, que inicialmente causa estranheza aos olhos daqueles acostumados com cores vibrantes e detalhes em excesso. Mas é o estilo simples que torna o anime ainda mais especial. Você vê sua vida ali, vê a verdade de cada acontecimento, vê o que há de mais real na amizade e no amor.

A trilha sonora é um ponto a parte. É magnifica como só Yoko Kanno seria capaz de produzir (quem assistiu Cowboy Bebop sabe do que estou falando). As músicas cotam a história mais que as falas.

Obvio que nossas expectativas como espectadores são frustradas diversas vezes ao longo de Sakamichi, mas isso apenas acompanha a vida como ela é, nem sempre perfeita e mantem um sentimento leve de tristeza ao longo da série. O final é satisfatório e dentro de todo o clima do anime, dramático.

Passou a ser um dos animes da minha vida. Vou procurar o mangá para comparar, mas sem a trilha sonora, sei que o mangá perderá muito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário