quarta-feira, janeiro 10, 2018

Livro | Eleanor & Park

Olá pessoal.

Então, como o título do post deixa claro, estou começando uma nova coluna aqui no blog para falar de livros. Mas da onde veio essa ideia?



Ficha Técnica
  • Título original: Eleanor & Park
  • Autora: Rainbow Rowell
  • Editora: Novo Século
  • Ano: 2014 (Original - 2013)
  • Nº de páginas: 328
  • Preço médio: R$ 39,90
  • Sinopse dos sites: "A história se passa em 1986. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e 'grandes', é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo".

Bom, depois que eu terminei As Crônicas do Gelo e o do Fogo – A Dança dos Dragões fiquei meio que sem leitura obrigatória (já que eu fazia questão de ler os livros do GRRM antes de ver as temporadas de Game of Thrones).

E um dia, ouvindo um podcast sobre TV (que indico aqui: Spoilers.tv), me deparo com uma dica de livro de romance adolescente que me interessou. E depois disso, já li outros 5 livros.

SIM!!! Eu gosto de romances adolescentes! Me julguem!

Meu objetivo é compartilhar com vocês as minhas experiências literárias atuais e passadas.

Vou começar com meu preferido até agora e o livro que me fez querer escrever este post: Eleanor & Park.



A história parece muito clichê: a menina estranha que se muda pra uma escola nova e o garoto bonitinho que vai ajudá-la. Mas não é bem assim. Logo no inicio você conhece Park e percebe que na verdade ele é um nerd que tenta ficar fora do radar dos populares para não ser incomodado. Ele não é o galã popular que geralmente é o par romântico nessas histórias. Eleanor também é bem diferente das heroínas que conhecemos: ruiva, com os cabelos cacheados e desarrumados, ela é descrita como acima do peso (mas isso é na visão dela, o que nos deixa um pouco sem saber a verdade) e usa roupas largas, rasgadas e totalmente fora dos padrões.

A história é engraçada, romântica e às vezes muito triste, abordando inúmeros problemas familiares que deixam a trama muito pesada em certos pontos. Se eu chorei? Óbvio! Eu sou uma completa manteiga derretida. Mas acho que a abordagem dos problemas familiares torna os personagens mais profundos, saindo daquele tipo de livro que retrata só o romance escolar como se não existisse vida fora dali.

Eleanor é sim uma menina que precisa ser salva (o que infelizmente é um clichê), mas Park também é um menino que precisa ser salvo. É ele quem mais muda no decorrer do livro, assumindo sua verdadeira personalidade e passando a enfrentar tudo e todos pelo amor que passa a sentir por Eleanor. Ela é uma menina muito forte que não se deixa abalar com as implicâncias que sofre na escola. Por tudo que ela passa, Eleanor é incrivelmente corajosa. Só lendo pra entender o quão incrível ela é.

Eu me encantei muito pela história, como dá pra perceber. Este é um livro delicado, com uma leitura fácil e fluida. A narrativa se reveza entre o ponto de vista de Eleanor e do Park, o que nos faz conhecer os sentimentos de cada um melhor.


"Era muito raro encontrar alguém assim,
ele pensava. Alguém para amar para sempre;
alguém que também o amaria para sempre".

Não vou contar o final da história, mas se você ler ou leu e quiser nos contar o que achou, vamos adorar ter seu comentário.

Post originalmente publicado em Beleza sem Frescura, em 26/07/2015.




Nenhum comentário:

Postar um comentário