sábado, outubro 30, 2010

Anime | Rebuild of Evangelion: 2.0 You are (not) advence


Finalmente algo novo para contar. Sei que estou meio atrasada, mas só na semana passada é que fui ver o segundo filme da nova série de Evangelion (e ainda não comprei o DVD do primeiro). Bem, vou tentar colocar aqui o que achei do filme, que tem um pouco mais de 1h50min, mas sem dar muitos spoilers.

Antes vou falar um pouco do primeiro Rebuild (You are (not) alone). É um ótimo filme, com poucas mudanças comparado com os primeiros episódios da série original. As imagens são melhores, os personagens, os mesmos e a história quase não sofre alterações. Mas isto não acontece neste segundo filme. Aliás, pouco se reconhece da história original (ok! Estou exagerando um pouco), mas a verdade é que tudo é diferente. Começando com a introdução de uma personagem nova e misteriosa chamada Mari. No final do filme, não fica bem certo quem é ela e para quem trabalha.

A história se desenvolve de forma mais ágil (claro, até porque é um filme e não uma série de 26 episódios), porém isto tem seus prós e contras. A rapidez deixa tudo mais atrativo de um certo modo. É como se você estivesse imerso em algo real, deixa tudo mais frenético e emocionante. Mas...

Não há tempo para se desenvolver cada personagem. Suas histórias e dramas (que vamos concordar, é uma das melhores partes de Evangelion) simplesmente não foram exploradas. Onde foram parar os dramas psicológicos? A vida pré-piloto? Nada disto existe neste filme. Outro ponto negativo: a Asuka quase não aparece! Ela é uma das personagens mais fodas (claro, na minha opinião), e sua presença fica consumida por, primeiro, egocentrismo, incapacidade e, por fim, tragédia! Ela, como outros personagens, tem muitas faces e características para serem exploradas. Foi muito triste ver minha personagem preferida ser esgotada em poucas cenas. E vocês acreditam que trocaram até o sobrenome dela?

Enfim, mas nem tudo é ruim como estou fazendo parecer. O filme nos traz uma percepção do Shinji completamente diferente. Ele deixa de ser aquele menininho medroso que todos nós um dia odiamos, para de tornar um cara com o qual nos identificamos por seus medos, seus problemas e sua coragem. Nunca imaginei que veria o Shinji desta forma.


Parando para pensar, os outros personagens quase não apareceram. A Doutora Ritsuko e a Misato também eram apaenas coadjuvantes. A única que teve um pouquinho mais de destaque foi a Rei. Aliás, ela também sofreu algumas alterações que achei bem pertinentes. Não são mudanças na personalidade, é mais como uma forma de se mostrar, algo como se ficasse mais claro para o espectador como é a Rei.

Por fim, se me alongar mais estarei estragando as emoções pessoais de quem for assistir ao filme. Pelos aspectos visuais, o filme está muito bonito. O design dos Angels foi completamente alterado e dos Eva’s também (mas estes apenas de forma sutil). Outro ponto para o qual vocês devem estar atentos é que o filme tem muitas cenas de ação e, pelo menos ao meu ver, muito mais violentas que a série.

A partir deste filme, se me perguntassem qual eu prefiro, se a série ou os Rebuilds, eu ficaria na dúvida, mas ainda preferiria a série. Os filmes são válidos, é uma história diferente feito a partir das mesmas premissas. E é através deles que podemos voltar ao tempo em que Evangelion preenchia nossos dias com mistérios e questões filosóficas (que meu namorado não leia!!)

Mas veio-me uma dúvida: eu vi em vários lugares os filmes com numerações diferente (1.0, 1.11; 2.0, 2.22) Qual a diferença entre eles? Por que raios estes números todos? Será que alguém pode me explicar?

Enquanto Deus permanecer  em seu céu...


6 comentários:

  1. Po, gostei abstante do rebuild de evangelion...os anjos ficaram mais fodas e muito mais bem feitos e plausíveis, tipo o do diamante q deixou de ser só...diamante..

    Asuka contiunua chaaaaaataaaaa -_-''
    Shinji continua covarde e a Rei, bem..é a Rei que todos amamos e mais humanizada. E todos ainda super-hiper problemáticos.

    Mas não seria evangelion se não o fossem.

    Essa nova menina lunática de óculos, é bem maneira tb..eu acho q colocaram ela a fim de que o touji não venha a ser piloto, mas até agora nao dá pra saber realmente. A história mudou bastante no segundo filme e a arte está muito mais bonita.

    Ah, sim..acho q a numeração são os filmes. Se não me engano são três ou quatro. sei que quero logo que saia o terceiro porque ficou muito "quero mais" o segundo..mta merda ainda vai rolar... Acredito q esse rebuild tb tenha sido meio q um futuro paralelo tb, devido à fala do kaoru no fim...mas enfim... Não entendo ainda o fato dele ser um piloto, sabe...é um angel! whatever..espero só q o shinji deixe de ser boiola nesse rebuild !

    ResponderExcluir
  2. Sim, Kell... eu entendo a questão da numeração ser sobre a ordem dos filmes... mas o 1.0 e o 1.11 são o mesmo filme?? Tem diferença?? E o 2.0 e o 2.22???

    ResponderExcluir
  3. Esse lance de numeração
    deve de ser algo com
    uma variação de cenas,
    não???

    Evangelion é bem legal,
    e até filosofico, mas
    psicologicamente mal
    resolvido... e isso é
    o que me faz gostar pouco
    dele... que bosta de herois
    são estes que não superam
    nada... sabe como é né?
    A gente gosta de esteriotipos
    bem resolvidos!!!

    Quanto a nova personagem...
    ela parece ser bem gostosa!

    ResponderExcluir
  4. ééé...parece, mas ainda prefiro a Rei u.u

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei muito dos filmes, mal posso esperar pelo terceiro e o quarto.

    Eu gostei mais dessa versão rebuild do que o anime original por enquanto, mas ainda ficaria com o mangá como melhor versão de evangelion.

    Eu acho que ficaria muito legal o Kensuke ficar como piloto da unidade 7 ou 8, ele sempre foi tarado por pilotar um eva. Ele é o piloto da unidade 4 no jogo de ps2 de evangelion battle orchestra, mas isso tá longe de ser canônico.

    Ah sim e a versão 1.11 tem de diferente da 1.0: 3 minutos de animação adicionada e uma remasterização de algumas cenas, e o 2.22 só é remasterizado. Essas versões são a do bluray que também foi lançado em dvd.

    ResponderExcluir